quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Leitinho do coração

Gente descobri um Mãenifesto super legal que busca a valorização da amamentação e, como estou fazendo parte dessa campanha, estou republicando esse post que tem tudo a ver com o assunto. 
beijos e aproveitem
Manifestamos pelo direito de amamentar a cria, sem ser pressionada por profissionais da saúde mal formados ou parentes bem intencionados, a substituir por mamadeira, o alimento que só o seu peito pode dar.
Assine!!!

__________________________________________________________________________









Buenas..


Há alguns dias li uma entrevista com a apresentadora Adriane Galisteu em que ela revela que, como muitas mulheres, pensou em desistir de amamentar seu bebê. No primeiro mês de vida da Lyllith tive que ser bem persistente para não desistir pois a dor era grande. Os seios que não estão preparados para o atrito  podem  rachar  e são essas rachaduras que, a cada mamada, podem fazer nossos olhos encherem de lágrimas. Procurei soluções em sites, em farmácias, até no médico mas tinha medo de passar pomadas e fazer mal para minha filha, mesmo aquelas que dizem que podemos ficar tranquilas pois não faz mal o bebê  ingerir. Como muitas das mães que conheço só havia uma solução: liguei para minha mãe. E a dica que ela me passou foi a mais simples e eficiente possível e vou passar a receitinha pra vocês:



  • Após o bebê amamentar não seque o mamilo pois a própria babinha dele ajuda na cicatrização;
  • Tire um pouco do leite, passe em todo o mamilo e deixe secar ao 'vento' ou seja, deixe secar sem colocar a blusa, isso demora menos de 5 minutos e faz milagres pela nossa pele;
  • Mesmo com dor tente amamentar pois o que vai fazer parar de rachar é a pele acostumar com esse atrito e, como amamento a mais de um ano e a Lylith mama o dia todo, posso garantir que essa dor passa e não demora tanto quanto nos parece.



 Já cheguei a amamentar minha filha com lágrima nos olhos pois o outro seio, que não havia rachado, já não tinha leite e a nenê estava morrendo de fome. 
Calma mulher que tudo isso passa. Com um pouco de persistência tudo vai dar certo. Lembre que amamentar também faz bem à você: 



  •  alivia  do desconforto dos seios cheios e pesados, 
  • reduz riscos de câncer de mama, ovário e útero;
  •  protege a mulher contra osteoporose,  promove no organismo da mãe a secreção de um hormônio chamado prolactina que é responsável pela produção de leite e, também pela inibição da ovulação, o que pode até servir como um método anticoncepcional, retardando o risco de uma nova gravidez ( mas é sempre bom previnir se a sua intenção não é uma escadinha ) e também
  •   ajuda na perda gradual do peso ganho durante a gravidez. 

Para o seu filho são benefícios atrás de benefícios: 
  • ele recebe uma alimentação natural e completa, com benefícios importantes que só o leite materno oferece, já que tem proteínas, carboidratos, lipídios e sais minerais, e ainda permite uma digestão fácil, com menos problemas intestinais como diarreia ou constipação,
  •  tem menos chance de ganhar excesso de peso e se tornar obesa, pois recebe nutrientes nas quantidades necessárias para o seu organismo e tem menos chance, ainda, de se desidratar.
  •  O leite materno também é menos propenso a provocar reações alérgicas ou infecções bacterianas, já que fornece uma proteção natural, pois tem anticorpos que são transmitidos da mãe para filho. Por último, mamar favorece a formação dos dentes e o desenvolvimento adequado das mandíbulas do bebê e inclusive na futura dicção, pois a sucção ajuda a movimentar os músculos e faz com que o leite seja deglutido corretamente; isso evita otites (inflamações no ouvido), muito comum em crianças que tomam mamadeira.

A amamentação ajuda inclusive no desenvolvimento psicológico e afetivo do seu filho já que você será sempre o 'primeiro amor' dele. É através desse contato que ele irá te reconhecer e, é claro reforçar os laços de amor e carinho. 
Pense bem antes de desistir de amamentar seu filho,  os benefícios para os dois são inúmeros e esse  momento é só de vocês. Aproveite pois esses dias com seu filho não voltarão. Sou  tão à favor da amamentação que escrevi esse post com a Lyllith mamando...










Mãenifesto
Manifestamos pelo direito de amamentar a cria, sem ser pressionada por profissionais da saúde mal formados ou parentes bem intencionados, a substituir por mamadeira, o alimento que só o seu peito pode dar.
Assine!!!
http://www.grupocria.com.br/








Nenhum comentário:

Postar um comentário